História:
Lomografia origina-se de LOMO (Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie) que, em bom português significaUnião de Óptica Mecânica de Leningrado.
A LOMO foi uma fabricante de máquinas fotográficas russa que teve seu início em 1914. Mas a história da câmera que originou todo o movimento lomográfico ocorreu durante a Guerra Fria:
O general do Ministério da Indústria e da Defesa Soviética se apaixonou por uma câmera japonesa, pequena, muito resistente e de ótimas lentes e, com isso em mente, ele ordenou que o diretor da empresa LOMO fabricasse em grande quantidade câmeras que fossem fáceis de usar e de carregar com o intuito de que as famílias russas pudessem usar essas câmeras para registrar o modo de vida soviético. Fabricou-se então a LOMO Kompact Automat (LOMO LC-A), a prercursora de toda a lomografia.
Mas foi em 1991 que as câmeras foram, realmente, descobertas. Dois jovens vienenses, de férias na República Checa, descobriram as câmeras LOMO e se encantaram pela praticidade e os efeitos que aquelas câmeras de plástico produziam. Quando voltaram para seu país, o resultado de suas fotos foram impressionantes que muitos jovens começaram então a aderir a moda que resultou nessa febre que vemos hoje.
A lomografia nada mais é que um estilo de fotografar, e para muitos, um estilo de vida. Não importa muito se as fotos estão sem foco, ou descentralizadas, ou mal enquadradas, o que importa mesmo é registrar o momento, o cotidiano, a vida em movimento.
Hoje, temos uma legião de lomógrafos pelo mundo inteiro, a Sociedade Lomográfica Internacional e até a Brasileira. A lomografia não para, sempre com novidades, com novas câmeras, com lojas! Um mundo cada vez mais tecnológico onde o analógico ainda reina.
Hoje, temos uma legião de lomógrafos pelo mundo inteiro, a Sociedade Lomográfica Internacional e até a Brasileira. A lomografia não para, sempre com novidades, com novas câmeras, com lojas! Um mundo cada vez mais tecnológico onde o analógico ainda reina.
Texto do Blog Lomogracinha
Resumindo: a Lomografia é um estilo de fotografia, e talvez um estilo de vida. É uma fotografia livre e despretensiosa, sem certo ou errado, são apenas fotos. O que eu mais gosto da Lomografia, é que você nunca sabe como suas fotos ficaram, é uma caixinha de surpresas...
Aqui vai algumas fotos tiradas com máquinas lomográficas:
Gostaram da Lomografia? Gostaram da Lomografia? Já estou preparando mais dois posts sobre o assunto, um sobre os vários tipos de camêras lomográficas, e um sobre as 10 regras de ouro da Lomografia, que eu achei tão legais que necessitam um post só para elas! haha
Nenhum comentário:
Postar um comentário